sábado, 22 de setembro de 2007

Esporte é Vida

Algo muito interessante para se ter entendimento é sobre a disciplina e outra é postura.
Aprendi com os meus Mestres na Capoeira, que saber fazer um jogo bonito é essencial, sabendo se defender, mas se porventura cair, saber levantar-se rapidamente.
Hoje em dia, há enorme procura para os esportes induzindo os filhos à prática esportiva, mas se também os pais procurassem os benefícios dos esportes, praticando-os em família é fundamental, pois há a integração, melhorando o relacionamento familiar.
A minha procura logo cedo pelo esporte foi devido a influência de uma prima que praticava atletismo e eu acompanhava ela até o Ibirapuera e em outros clubes, observando
o desempenho daqueles atletas, a motivação para querer sempre fazer o melhor, tendo assim bons resultados.
Escolhi a Capoeira, por ser um esporte completo, trabalhando bem o condicionamento físico, a integração social, a musicalidade, a diversão, antes de tudo, o respeito.
Saber divertir-se, trazendo os benefícios para o seu corpo, sua saúde, e depois poder recomendar perfeitamente para as pessoas, é uma satisfação, pois como capoeirista, sempre coloco na prática o meu aprendizado e como tenho filhos, tenho o prazer de sempre ensiná-los, por isso somos todos graduados.
A hora exata que você colocará em prática o que você aprendeu durante anos em uma academia, observando seu Mestre com o novo exercício, a nova corda de graduação, a hora da roda, a música que você escolheu para cantar bonito para o Mestre, você está sabendo neste instante que você esta pronto e diz para você mesmo: _ Sim, eu estou pronto para jogar bonito!
Mas...quero ver é na hora do inesperado, na hora que você esta sozinho, na hora que você tem que ser você e não tem exatamente ninguém por você. É nesse momento que você próprio é o seu Mestre. São os seus pensamentos, são as suas palavras que comandam, que fazem que você escolha o melhor caminho, que ordena que você olhe para a luz, uma luz que te faz brilhar, eliminando todos os seus medos e quando você esta no comando do seu corpo, com equilíbrio e força, você sempre vence e joga bonito, mas é no jogo da vida.
Certa vez...ao dirigir numa estrada, voltando para casa, eu cantava uma ladainha que adoro:
"Sou um jogador, jogador de Capoeira!
Capoeira é uma Arte, da cultura brasileira!"
(...)
(Mão Branca)


Regina Rocha

Nenhum comentário: