quinta-feira, 4 de outubro de 2007

Luzes da Cidade

Em toda cidade, luzes sempre brilham sobre a arte e sua história fascina, mesmo entre sombras, em um canto há demonstrações de riquezas e em outro canto, o contrário.
A beleza está em acender as luzes, para destacar obras maravilhosas como em uma viagem lindíssima, à Paris, com suas luzes exuberantes na Torre Eiffel, ou em Champs Elisées, ou mesmo no Brasil, onde destacam-se também obras primorosas como de Victor Brecheret, com sua influência italiana, com sua arte em São Paulo, ou a cultura japonesa que recebeu uma homenagem com uma peça numa avenida da cidade, entre outras. No Rio de Janeiro, O Cristo Redentor é supremo.

(...)

De braços abertos
Cristo redentor
Rio de Janeiro revela
todo o seu amor
em poesia e versos
com belos poetas
e suas manifestações culturais
berço do samba
à beira mar, músicas
Milton Nascimento e Jobim
e tão belo assim
São Paulo e suas esculturas
Monumento às Bandeiras
de granito, em jardins
Ibirapuera
e sua representação de arte
Avenida Paulista
trabalhadores, investidores
arte moderna
cidade bela
que faz do meu país
verde, amarelo
Brasil a ti
sobretudo
a minha maior expressão
de amor a essa sua
maravilhosa geografia
o mundo
a descobrir!

O fato é que a influência de outras culturas é forte e enriquecedor, sendo que na harmonia da interação que a cidade prospera e se estrutura, pois não haveriam as ricas estruturas suntuosas, sem a grande colaboração da migração que existe de outras regiões para o sudeste, apresentando farta mão de obra. Os grandes chefes de cozinha, sem os seus auxiliares na soberba gastronomia, os grandes escultores, com a ajuda de artesãos simples que colocam literalmente a mão na argila, que capricham nos detalhes e ...Voilà! Está pronta a obra para receber a assinatura do artista! Nas panificadoras, que o autêntico pão francês, que era feito antes por horas amassado por um serviçal até ficar no ponto com o complexo levedo, mas que agora já contam com a facilidade dos misturadores mecânicos, permitindo o feitio da massa mais rapidamente para as baguetes, Uh là là!
Ainda como uma peça teatral sempre haverão aqueles que ficarão nos bastidores, colocando juntamente com sua arte, toda a sua energia, dentro da sua simplicidade, pois haverá aquele protagonista ou antagonista de uma história, que por sua vez comoverá intrínsecamente algum espectador disposto a se emocionar.


Regina Rocha

Nenhum comentário: