domingo, 24 de fevereiro de 2008

Valores

Ao término do jogo o rei e o peão voltam para a mesma caixa” ( Provérbio italiano).
Ao entrar em uma sala de reuniões, deparei com um lindo jogo de xadrez que fazia parte da decoração, uma pequena árvore da felicidade? Bem, é o que eu soube no momento identificar, mas a combinação dos detalhes estavam de certo harmoniosos, então fez-me pensar neste provérbio.
Fez-me pensar em pessoas que realmente se preparam e se comprometem para dar solução a determinados problemas, se realmente o fazem ou apenas estão dispostos a fazer o que é conveniente.
A pressa está inimiga da perfeição, ou mesmo, talvez inimiga da boa educação e cordialidade para com as pessoas. Documentos precisam serem entregues com urgência no prazo estabelecido. Pessoas humildes precisam trabalhar para agilizar a remessa de documentos com total segurança no trabalho?
_ Esses documentos precisam ser entregues até hoje sem falta! Rápido! Rápido!
Disse uma senhora, quase rouca, resmungando.
Um rapaz, assim que solicitado, chegou ao escritório para levar os documentos ao seu destino e tomou o cuidado para protegê-los bem, pois estava chovendo muito. Cuidadosamente, pegou a remessa e seguiu o seu caminho.
Passando algumas horas, já podia-se ouvir os gritos da senhora que gerencia no setor administrativo.
_ Onde será que está aquele rapaz? Perdido? Eu quero que sejam entregues os documentos!
Outra pessoa respondeu: _ Deve ter se acidentado, que ódio! Pois nem mesmo dá sinal de vida!
Até o final do expediente o rapaz não apareceu e deixou muitos babando de raiva.
Na verdade, os pensamentos estavam nos registros, nos papéis, mas e na vida humana?
Muitos estudam para avaliar o valor intrínseco da vida humana, seus direitos e depois necessariamente os papéis sobrepujam a determinados valores.
No dia seguinte o rapaz não apareceu, outros pegaram o seu lugar e levaram também em algum destino documentos importantes. Até que um dia aquele rapaz apareceu nesse mesmo escritório, ele havia se acidentado e então não pode cumprir o seu trabalho naquele dia.
Com os olhos vermelhos, certamente sentindo ainda muita dor, falou:
_ Estou aqui novamente para o meu trabalho, qual o endereço que devo fazer a entrega?
Mais uma vez ele estava ali, firme para prosseguir na sua luta, sem saber se seria valorizado ou não, mas feliz, por poder continuar executando o seu humilde trabalho.


Regina Rocha

Nenhum comentário: