segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Teatro

Promover a boa leitura é sempre interessante, independente dos livros que as professoras indicam como leitura obrigatória nas escolas.
Certa vez, um menino chegou até mim e eu perguntei se ele estava na escola e o que mais gostava de ler. Ele contou-me que sua mãe o colocou na escola, mas não tinha nenhum gibi da Turma da Mônica para ver.
Mais do que depressa, saí do meu trabalho e comprei um gibi para ele e logo em seguida sabia que o veria, então aguardei para lhe dar a sua revista favorita.
Incentivar a leitura não somente é gratificante como também um desafio que manifesta-se ao outro, pois será que realmente aquelas palavras o surpreenderá? Cabe a função do texto fazer algum sentido e estabelecer o que chamamos de comunicação.
Minha filha, quando tinha uns dez anos, contou-me algo. Ela disse que não conseguia ler na sala de aula em voz alta para a professora.
- Como assim filha?
- Eu não consigo!
- Então, irá ler para mim. Todas as noites, eu quero que leia um pouco dessa história e peguei um livro bem grande.
Durante uns cinco dias, ela me contou um pouco da história daquele livro e como tenho muitos perto de mim, daqui a pouco ela pegou outro de poesia e começou a me recitar poesias de autores diversos, desconhecidos.
Primeiro ela reclamava das letras do outro livro maior, agora não estava reclamando mais e estava pesquisando e ainda sentindo o pleno bom gosto pela leitura.
Logo, não teve mais problemas na sala de aula, adora ler para os professores e também participou do teatro.
Realmente o projeto que existe em algumas escolas, promovendo a interação com o teatro e a música são essenciais, fundamental para o preparo do aluno depois para a Universidade, tornando-o mais dinâmico.
- Mãe! Sabia que eu entrei para o teatro?
- Que legal! E como foi?
-Eu aprendi exercícios para o canto e também para interpretar bem uma personagem, fico ensaiando rir e chorar e brincar. Mãe, vamos fazer uns exercícios?
- Que tipo de exercício?
- Cantar! Vamos cantar Ana Carolina?
- Uma louca Tempestade?
- Pode ser.
- Eu gosto de “Jesus loves me
- Ta, depois cantamos essa.
Hoje, ela está uma excelente aluna, adora cantar, atuar, tocar violão e penso que quando a combinação é perfeita entre a brincadeira instrutiva em casa entre os pais e seus filhos ou professores e alunos, seja com a leitura, música, teatro, eventos educativos que despertam o aprendizado constante, ganha-se sempre elogios, sorrisos de satisfação e uma mamãe inteiramente
feliz.

Nenhum comentário: